cdm_log

O Programa COM_WORK- Partilha de experiências de reconhecimento e validação de competências dos educadores sociais e dos técnicos de intervenção social,surge a partir de uma rede de actores (universidades, autoridades regionais, empresas sociais e operadores na área da formação profissional), com o objectivo de partilhar práticas e implementar metodologias de   reconhecimento e validação de saberes e capacidades formais e informais.

1. Importância actual das organizações sociais

As profissões das áreas sociais e da educação desempenham um papel central na sociedade europeia. Nestes termos esforçam-se para estabelecer ligações fortes entre as organizações e os processos de inclusão, embora nem sempre de uma forma estruturada.
Nos tempos actuais, os serviços públicos relacionados com o Estado Social estão sujeitos a mudanças profundas e os serviços privados, organizações sociais e de base cooperativa, estão a tornar-se áreas onde os jovens com diferentes níveis de escolaridade, por vezes ainda estudantes, podem encontrar emprego.

 2.Identificar as competências – chave do sector social

A capacidade deste sector para atrair jovens e criar emprego é mais um ponto forte de interesse. As profissões capazes ir ao encontro das necessidades dos diferentes atores sociais estão a estruturar-se como uma interconexão de áreas, comunidades e conhecimentos. O Programa COM_WORK cujo ponto de partida é a troca de experiências e de abordagens metodológicas tem por finalidade a identificação destas interligações e, a partir delas fazer emergir as competências-chave; estas competências podem ser transferidas para o sistema de educação formal com enfoque nos empregos e na formação

3 Construir pontes e promover o intercâmbio de conhecimentos

O COM_WORK de acordo com a metodologia das competências e do standard da Classificação Internacional das Profissões – CITP 2008, pretende melhorar a cooperação intersectorial para construir pontes e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as diversas formas (formais e informais) de Educação e Formção, com os seguintes objectivos:

Melhorar a qualidade da educação e de um segmento da juventude (e não só) o emprego;

Promover o reconhecimento e a valorização das competências não formais e informais utilizados pelos operadores no seu trabalho realizado nos programas formais de formação;

Melhorar a transparência dos programas de formação e a transferência de competências e aprendizagens;

Melhorar a promoção dos diferentes instrumentos europeus (por exemplo, Europass, ECVET)

Reforçar o processo de inclusão (nomeadamente para os jovens), destacando e melhorando as competências dos operadores, desenvolvendo assim um processo de capacitação para os trabalhadores das profissões sociais.

4 Actividades para realizar produtos e encontrar soluções.

Para atingir estes objectivos, o COM_WORK implementará diferentes actividades e desenvolvera vários produtos tais como:

Destacando, no trabalho dos operadores activos, as competências não formais e informais que são realmente capazes de activar as capacidades de planeamento dos destinatários finais, usando o Modelo de Orientação e de Formadores.

Transferindo e validando esses saberes numa Unidade de Aprendizagem que será reconhecida na formação profissional formal.

5 Atenção especial à geração NEET

O relatório de perstiva global “2013 Emprego e Desenvolvimento social na Europa”, concentrar-se na capacidade dos governos para promover, por um lado o investimento em recursos humanos e na inovação para preservar a competitividade e, por outro lado, para impulsionar o desenvolvimento de “infra-estruturas sociais”. O relatório destaca também a importância de incentivar o crescimento da empresa social dentro de uma estratégia mais ampla para o emprego e a coesão social.
A partir desta perspectiva, o reforço das competências dos profissionais melhora por sua vez a eficácia do seu trabalho; com uma atenção especial para a geração NEET e às estratégias e serviços postos em prática para enfrentar este tema, o Programa COM_WORK é capaz de coordenar acções sobre as políticas de baixo para cima e de cima para baixo , graças à composição da parceria. Para realmente facilitar a inclusão nas suas atividades de todos os alvos de referência (profissionais, decisores políticos, NEET pessoas, formadores e conselheiros, stakeholders) COM_WORK usará as os meios das TIC, com sessões informativas na Web e vai pedir aos operadores de diferentes países para participarem durante as fases determinantes.

6 Produzir recomendações aplicáveis em Itália, Espanha, Bulgária e Portugal

As organizações parceiras desta forma podem dar um contributo significativo para o processo de validação da aprendizagem não formal e informal.
Considerando as diferentes situações, a troca de idéias e de experiências podem apoiar a análise da situação atual e propor recomendações para validação nos respectivos países.
A presença da Região de Lazio, envolvida nos últimos meses na edição do Relatório Nacional de Perfis Profissionais na Itália, demonstra a vontade de cooperação e reforça o impacto da COM_WORK sobre as políticas nacionais no sentido de uma maior integração com as orientações europeias.
O círculo virtuoso que pode ser iniciado pela empresa social na Europa (melhoria da inclusão e do emprego) baseia-se principalmente na capacidade de seus operadores em ativarem as suas competências de forma eficiente, uma capacidade de ativação que deverá ser realizada no quadro favorável das respectivas interacções e interligações; a proposta COM_WORK é, baseia-se portanto na capacidade de reunir à sua volta uma rede capaz de fazer investigação, inovação e implementar os seus resultados a longo prazo.

Erasmus+ 2014-1-IT01-KA200-002490
Financiamento Programa ERASMUS+ União Europeia
PARCEIROS
UNIROMA3 – UNIVERSITA DEGLI STUDI ROMA TRE
People srl
Il Laboratorio – Formazione e consulenze per il lavoro sociale
Znanie Association
UNIVERSIDAD DE VALLADOLID
Regione Lazio – Direzione Formazione , Ricerca e Innovazione, Scuola e Università, Diritto allo Studio
Caixa de Mitos

 

https://neet.caixademitos.com/wp-content/uploads/2016/02/Flag_of_Portugal.svg_-1024x682.pnghttps://neet.caixademitos.com/wp-content/uploads/2016/02/Flag_of_Portugal.svg_-300x300.pngcomwork_admin
O Programa COM_WORK- Partilha de experiências de reconhecimento e validação de competências dos educadores sociais e dos técnicos de intervenção social,surge a partir de uma rede de actores (universidades, autoridades regionais, empresas sociais e operadores na área da formação profissional), com o objectivo de partilhar práticas e implementar metodologias...